Casa do Educador celebra quatro anos de atendimento em São José

Casa do Educador celebra quatro anos de atendimento em São José

O local, que retoma as atividades de formação em abril, já realizou 49 mil atendimentos

 

Cristiane do Nascimento -Fotos: Jeferson Regis – Secom/PMSJ

Desde 2014, os profissionais da Educação de São José têm à disposição uma estrutura diferenciada para realizarem as horas atividades e aperfeiçoamento durante o ano letivo da rede municipal de ensino. Na Casa do Educador, localizada no bairro Praia Comprida, professores, a equipe diretiva e escolar têm a oportunidade de aprofundar conhecimento e didática de diversas formas pelo menos uma vez ao mês, de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 18h, além de cuidarem da própria saúde em horários agendados.

 

Considerada uma conquista dos profissionais da Educação do Município, a Casa do Educador estava prevista no Plano Municipal de Educação desde 2010. O objetivo era ter um local capaz de auxiliar as diversas áreas de atuação dos educadores nas unidades de ensino do Município. Assim, em 2014, a prefeita Adeliana Dal Pont inaugurou a unidade como um dos compromissos assumidos no pacote de 10 ações para a Educação, proporcionando acolhimento, formação continuada e momentos de estudo, como a implantação integral da hora atividade, uma antiga reivindicação dos professores.

 

Desde a inauguração até o final de 2017, a Casa do Educador já realizou 49 mil atendimentos. A unidade, que retomará as atividades de formação em abril, conta com uma equipe que realiza o atendimento e auxilia nos cuidados com a saúde dos profissionais, de fevereiro a dezembro.

 

Para a coordenadora da Casa, Cristiane do Nascimento, que está envolvida nas atividades desde 2014, só há pontos positivos do espaço desenvolvido para atender aos profissionais da rede municipal de educação. “O benefício da Casa é imenso, pois as discussões e os conteúdos trabalhados pelos formadores são essenciais para os alunos e para o currículo do profissional”, destaca Cristiane.

 

Além de trabalhar com os educadores as questões técnicas, a Secretaria Municipal de Educação oferece, na Casa, acolhimento de diversas modalidades. A triagem ocorre para a avaliação e orientação da saúde dos professores, oficinas de jogos teatrais, expressão corporal e vocal. E oferece também terapias alternativas, como o Reik, relaxamento e alongamento, e oficinas em grupo.

 

Os professores e demais educadores precisam estar atualizados para lidarem com os desafios que as novas tecnologias apresentam diariamente. Para isso, a Casa do Educador conta com assessorias na área de multimídias com o Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM). O auxílio aos profissionais prevê elaboração de vídeos realizados pelos alunos ou material didático para ser trabalhado em sala de aula.

 

Outra responsabilidade da coordenação da Casa do Educador é computar as horas atividades realizadas pelos profissionais, para que, ao fim do ano letivo, todos os participantes recebam seus certificados. As horas são pontos positivos para que os conteúdos, trabalhados com os alunos da rede municipal de ensino, sejam capazes de atender a base curricular nacional.

 

Café com Ideias 

Um dos cursos de formação de destaque é o Café com Ideias. Realizado um sábado por mês, em parceria com a Associação Josefense de Filósofos Educadores (AJOFILE), o curso aborda temas transversais em discussões para que sejam desenvolvidos em sala de aula.

 

Em 2017, o Café com Ideias completou 20 anos e, para o coordenador do projeto, Adão de Souza, os educadores têm um grande desafio no processo de ensino e aprendizagem, uma vez que os alunos se mostram críticos em relação ao modo como lidam com as condições humanas. “Todos os dias somos impactados por muitas informações, comentários, anúncios e falas, por isso, uma das propostas do Café de Ideias é ouvir”, assinala Adão.

 

 

 

Secretaria de Comunicação Social

Prefeitura de São José

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.