SAÚDE – Leonardo Albino – Personal Trainer: Atividade física pode auxiliar na prevenção da doença de Alzheimer?

Muitas pessoas entram na academia para queimar calorias e melhorar a sua composição corporal, porém o gasto calórico não é importante para a cintura, diz um novo estudo também é ótimo para o cérebro. E quando se trata de saúde do cérebro, mais produção de energia por semana, também pode auxiliar na prevenção da doença de Alzheimer.

O estudo incluiu 876 adultos com 65 anos ou mais (Cardiovascular Health Study). Estudo de Saúde Cardiovascular. Sujeitos responderam questionários sobre a sua participação em uma série de atividades-como jardinagem, dança e ciclismo indoor e foram submetidos a exames de ressonância magnética estrutural do cérebro, para medir a massa cinzenta.

De acordo com os dados, os níveis mais elevados de atividade física foram relacionados com melhorias significativas no volume do cérebro. O risco de desenvolver a doença de Alzheimer caiu de 50% com atividade crescente, e indivíduos com comprometimento cognitivo leve registou um crescimento de exercício-relacionada em matéria cerebral. Os melhores benefícios foram associados a um maior gasto calórico.

“A produção de energia mais elevados, a partir de uma variedade de tipos de atividade física, foi associada com maiores volumes de massa cinzenta no córtex frontal, temporal e parietal, assim como hipocampo, hipotálamo e gânglios basais”, explicaram os pesquisadores.

Eles sentiram que estes resultados têm implicações importantes para intervenções em clientes adultos e com idade mais avançada. “Com um crescente aumento da população idosa, uma melhor compreensão das medidas preventivas para manter a função cognitiva é crucial”, os autores afirmam. “Estudos como este sugerem que simples gasto calórico, independentemente do tipo ou duração do exercício, pode sozinho reduzir a neurodegeneração e até mesmo aumentar o volume [substância cinzenta] nas estruturas do cérebro central para o funcionamento cognitivo.”

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.