Os sensores (eles sentem!) e nos transportam para o digital.

Quando se fala em tecnologia (e eu inclusive, vendo meus posts anteriores) temos a tendência de remeter ao digital. Aquela tecnologia que interage conosco, via dispositivos como o smartphone, vestíveis, carros autônomos, casas e cidades inteligentes.

Mas, por trás disso tudo e para criar a interação, há um mundo real que necessita de entendimento. Transportar o que há no mundo real para zeros e uns, a linguagem entendida pelos computadores, exige uma gama de tecnologias impressionantes que são embarcadas naqueles que chamamos de sensores.

Basicamente, os sensores reagem aos estímulos (luz, som, movimentos, dentre outros), transformando-os em sinais elétricos que são transportados para um analisador. Complicado? Mas veja, em suas mãos – ou melhor, em seu smartphone – você pode ter mais de 20 sensores diferentes.

Além dos mais óbvios, como microfone (que capta sua voz e transforma em dados para transmitir), e a câmera, que capta luz, temos acelerômetro, termômetro, giroscópio, magnetômetro, GPS, barômetro, sensor de proximidade e sensor de luz ambiente, só para citar alguns exemplos.

Mas a melhor notícia é que você pode contar com estes sensores para muitas coisas novas e diferentes. Vou deixar alguns exemplos inusitados aqui com links de exemplos:

  • Que tal dançar uma música com o celular na mão para pontuar? O JustDanceNow propõe esta experiência, utilizando acelerômetro e giroscópio.
  • Você já experimentou transformar seu celular em uma balança? Essa é boa e usa o acelerômetro também!
  • Diversos aplicativos utilizam o termômetro do celular para estimar a temperatura no seu ambiente (dentro da sua casa, por exemplo), como este no link.
  • Você pode usar o magnetômetro do seu celular para detectar e diferenciar metais. Está em dúvida se a panela é de ferro ou de alumínio? Este é um exemplo.
  • Quer verificar se o ambiente está muito ruidoso? Que tal transformar seu celular em um medidor decibelímetro usando o microfone? Este app ajuda nisso.

E quando você achava que seu celular estava somente te escutando, ele está escutando, vendo, medindo a temperatura, analisando seu movimento e até, talvez, contando as moedas em seu bolso : )

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.