SAÚDE – Outros beneficios do Exercicio fisico durante a gravidez – por Leonardo Albino – Personal Trainer

 

           Mamães grávidas interessadas em dar a seus bebes em gestação um impulso mental devem se exercitar. E o que diz uma pesquisa realizada pela universidade de Montreal.

            Inspirado em estudos com ratos que mostraram melhora cognitiva entre filhos de mães que se exercitaram durante a gravidez, os cientistas procuraram saber se o mesmo acontecia com seres humanos. O estudo incluiu mulheres em seu primeiro trimestre de gravidez que foram divididas em um grupo ativo e outro inativo. Foi pedido para que o grupo ativo realizasse um mínimo de 20min de exercícios 3 dias por semana em uma intensidade mínima de 55% de sua capacidade aeróbia máxima, explicam os pesquisadores.

Ao longo da intervenção, o grupo ativo completou em media de 117min de exercício por semana. O grupo inativo uma media de 12 min. de exercícios semanalmente. Em torno de 8-12 dias após o nascimento os pesquisadores colocaram eletrodos macios na cabeça dos recém nescidos para estudar a atividade cerebral. Os cientistas realizaram as medidas enquanto os bebes dormiam.

Em geral, os dados mostraram que os recém nascidos das mamães ativas possuíam uma maior maturidade mental em relação aos filhos de mães do grupo das inativas. Os pesquisadores querem refazer os testes assim que as crianças alcançarem 1 ano de idade para descobrir se existe alguma diferença nessas crianças em longo prazo.

Esta pesquisa foi apresentada no encontro anual de neurociência em San Diego em 2013.

Exercicio durante a gravidez pode oferecer um beneficio ao bebe. Compartilhe estas dicas de segurança com suas clientes grávidas e que estejam se exercitando.

– Seja consistente com sua rotina de exercícios. Inconsistencia não e bom nem pra você nem para o seu bebe. O american college of sports and medicine recomenda exercitar a maioria dos dias da semana, se não todos.

– Sinta-se confortável continuando seu treino antigo se não houver nenhuma contraindicação e você tem consciência do seu condicionamento físico. Entretanto, com trabalhos extremos que incorporam alta-intensidade como o crossfit, interval training, tenha cuidado e sempre siga as recomendações de seu medico.

– Exercite-se para amenizar as mudanças ocorridas na sua estrutura física durante a gravidez. Foco em exercícios para as costas e CORE. Suas costas começaram a ficar fracas e seu peito e os flexores do quadril irão se encurtar, então modifique sua rotina de exercícios para contrabalançar estas mudanças. Pratique agachamentos para prepara para o trabalho.

Referência: HALVORSON, Ryan. Another Benefit of exercising while pregnant. www.ideafit.com acesso em 22/09/2014.

 

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